segunda-feira, outubro 24, 2011

Saúde - Abacate e Barriga sarada


Faltam poucos dias para o verão que se inicia em 21 de dezembro e começa a preocupação em estar bem, quando se pensa em férias na praia.  Uns se preparam o ano todo para expor o corpo enquanto outros iniciam projetos para estarem esbeltos, em apenas dois meses, sabendo que o esforço deve ser redobrado.
Aí vai uma dica para quem quer estar com a barriga sarada, associada, claro, a uma boa alimentação e alguma atividade física.

ABACATE

Nem todo mundo dá bola para o abacate, mas só até descobrir seus poderes. Para citar alguns: protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. E, apesar de ter passado décadas com a fama de engordar, os novos estudos revelam que ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece! “Os pesquisadores também constataram que o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”, diz a 
nutricionista Valéria Pascoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo. O segredo é comer a fruta com freqüência e em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves.

Ação antigordurinhas

Boa parte dos benefícios do abacate é mérito do ácido oléico – a mesma gordura boa do azeite de oliva. Presente na polpa numa proporção excepcional, ele aumenta a sensação de saciedade (você fica feliz com menos comida) e adia a fome. Também baixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo. Eis aí um atrativo e tanto para quem vive de olho no ponteiro da balança. 

Consumida na hora de dormir, a fruta promove outro efeito: “Nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção à noite.” O que isso tem a ver com a cintura sequinha? “No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia”, garante o consultor de nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo. A medida recomendada: 2 colheres de sopa (no máximo três) da fruta pura (não vale pôr nem adoçante!) antes de você ir para a cama.

Fonte: Revista Boa forma

Um comentário:

  1. Oi Sandra,
    Eu adoro abacate, mas sempre ouvi dizer que engorda, tanto é que passo longe... Que surpresa!
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...