terça-feira, outubro 11, 2011

Saúde



A atividade física sempre esteve muito presente na minha vida. Há pouco tempo comecei a praticar Pilates, após pesquisa sobre a técnica e aval do cardiologista. Iniciei no verão/11 em Salvador, por dois meses, nos aparelhos. Voltei à Bsb e reiniciei o Pilates de solo, de tanto que gostei. Neste tempo já percebo mudanças no meu corpo.
Resolvi postar sobre o surgimento e benefícios da técnica e abrir uma nova tag sobre saúde. Espero que gostem e se animem a praticar alguma atividade física.
 Boa semana!!!!!

PILATES é um método de alongamento e exercício físico, que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Como surgiu? Joseph Pilates era uma criança frágil, sofria de asma e de uma febre reumática que lhe deixou algumas seqüelas no seu desenvolvimento. Seguindo a tradição da sua família, cujos hábitos saudáveis o influenciaram para sempre, Pilates resolve trabalhar incessantemente na procura de equilíbrio, forma física e bem-estar, aos quais dedica toda à sua vida, pesquisando e criando um método próprio ao qual chama “Contrologia”.
Ao trabalhar numa enfermaria durante a 1ª Guerra Mundial, aplica molas e resistências nas camas dos pacientes, permitindo-lhes recuperar mobilidade e força durante a sua hospitalização. Esta capacidade inventiva, aliada a uma constante procura revela-se ainda mais quando, já em Nova Iorque e casado com Clara Pilates, abre o seu Estúdio, equipado com aparelhos imaginados, criados e desenvolvidos por ele próprio, e hoje utilizados em todo o mundo por uma comunidade imensa de praticantes do seu Método.
Em 1945 é editado o seu livro “Return to Live Through Contrology”, onde Joseph Pilates apresenta os seus conceitos teóricos e os seus célebres 34 exercícios efetuados no colchão.
Resultados
- Melhora a força, a flexibilidade e o tônus muscular. Reduz a fadiga,  Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações,  Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio,  Melhora a respiração, auto-estima e reduz o stress.
Os Cinco passos
Muitos dos movimentos executados no pilates são familiares aos praticantes de ioga, assim como as técnicas de respiração e concentração. Executá-los com precisão e manter o controle sobre eles é a base para uma prática eficaz e segura. O benefício vem com a qualidade dos exercícios e não com a quantidade.
1. Respire: para que os movimentos fluam naturalmente, é preciso inspirar na preparação do exercício e expirar ao executá-lo. A respiração torácica é fundamental por conta da contração abdominal necessária durante a prática. 2. Concentre-se: manter a atenção voltada para o grupo muscular solicitado proporciona o desenvolvimento da consciência corporal. 3. Mantenha o alinhamento: é essencial realizar os movimentos da maneira correta, encontrando o centro de equilíbrio do corpo. Isso aumenta a mobilidade e melhora o funcionamento do organismo como um todo. 4. Execute com precisão: manter a consciência corporal e o alinhamento são a chave para a perfeição nos movimentos do pilates. 5. Controle seus movimentos: esse é um dos grandes desafios do método. Cada um tem seu tempo para dominar o corpo e descobrir o próprio ritmo para executar cada exercício. É preciso persistência.

Fonte: Revista Pilates

Um comentário:

  1. Oi Sandra,
    Só fiz uma aula de Pilates, pois atacou o meu ciático! Depois fiquei com medo de tentar novamente, mas todo mundo fala maravilhas.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...